domingo, 22 de abril de 2018

...casa...


Depois de um dia de trabalho,chegar a casa sabe tão bem.  Eu sempre gostei de chegar a casa...é o meu lugar seguro, o meu castelo. E ainda dentro da casa existem outros lugares especiais...a cozinha (sempre gostei de cozinhas) , a varanda com vista para a serra...

Quando era miúda a casa dos pais, que era também a minha casa na altura, era a proteção, a segurança...o lugar onde sempre poderia voltar.

 Nessa casa existia um cantinho que era só meu : o cantinho da varanda ,do segundo andar onde eu vivia, , onde  me sentava e via passar o "mundo". Era lá que lia os livros dos "Cinco", mergulhava naquelas aventuras como se minhas se tratassem. O engraçado era que os "Cinco" passavam a vida a passear por prados e vales, e levavam sempre sanduiches maravilhosas, com ingredientes que não eram assim tão vulgares, pelo menos na minha casa. Então sentava-me no cantinho da varanda, com um livro e ia saboreando uns pãezinhos com manteiga enquanto lia. Naquele momento saía daquele apartamento e viajava por todos aqueles lugares cheios de aventuras e mistérios. Só saía de lá quando ouvia..."Onde é que aquela miúda se meteu ?"

Agora tenho a minha própria varanda, onde gosto de me sentar ao final da tarde , e olho a serra e aquelas casinhas espalhadas por lá e invento histórias de pessoas que poderiam lá morar...aventuras que nunca se passaram...personagens dum mundo que é só meu. E é tão bom.

A minha primeira casa...a casa onde criei os meus filhos...a casa dos meus pais...a minha casa actual...Em todas encontrei a segurança que precisava, o abrigo em tempos tumultuosos. Ainda hoje procuro que a minha seja uma casa onde os meus filhos queiram sempre voltar...onde pessoas possam vir e encontrar abrigo,atenção,abraço...Se não existir isso , então não será uma casa...serão apenas quatro paredes sem vida dentro.

Casa é risos e lágrimas, gargalhadas,discussões, dias bons e dias menos bons, é chá e torradas, é o cheiro de um bolinho acabado de fazer, é confusão e azáfama, é a música a tocar, ver o filme do  costume no sofá, é o gato a ronronar,é descanso e harmonia...

Se fosse eu que mandasse, toda a gente teria uma casa assim...um lugar onde sempre podemos voltar e sentir o aconchego do cheirinho da "comida da mãe" a espalhar se por todo o lado.

2 comentários:

  1. Costumo afirmar que uma casa que cheira a bolos é uma casa feliz. Uma espécie de metáfora que me dá certezas.
    Uma casa é o ninho. ❤

    ResponderExcluir
  2. Partilho da tua opinião... Só não tenho o gato. Mas tenho uma tartagura terrestre à qual chamo pedra ambulante e inteligente... Mas é essa a definição de lar👨‍👩‍👧‍👧

    ResponderExcluir