sábado, 21 de abril de 2018

...sem beijos nem abraços...

...continuamos em tempos de experiências...não me entendo muito bem com isto, mas hei de lá chegar.

Hoje o dia amanheceu cinzento...outra vez...Sábado é o dia em que me posso levantar mais tarde, e aproveitei mais um bocadinho no vale de lençois e soube muito bem.


Mas também é o dia em que tenho que me virar para a cozinha, e adiantar refeições....Ligar a música, fechar as portas para não ser incomodada e lá comecei eu. Alguém disse que cozinhar é uma maneira de amar as pessoas ...e eu amo as minhas pessoas. Dá me prazer vê-los a saborear as minhas comidinhas.  Melhor que dar beijinhos e abraços...nisso eu não sou muito boa. 

A minha mãe era assim, acho eu. Na altura estava muito ocupada a ser criança e nem me apercebia muito. Não fui habituada a muitos beijos e manifestações de ternura, e também não sentia falta...A mãe mostrava o seu amor cozinhando para nós, tratando das roupas, tentando ver se nada nos faltava. Sinto falta desse amor...perdi-o há muitos anos.

Ainda sou assim...nada de muitos "apertos" e  conversas melosas...se amo,cuido...é o que sei fazer. 

Quem disse que para haver amor tem que haver beijos e abraços ? De vez em quando lá me agarrava à mãe e dava-lhe um abracinho, e gostava de sentir o cheiro dela, mas era assim "coisinha rápida"..."Larga-me Lisa, tenho que acabar o almoço !! " E eu largava-a e ria. 

A mãe , no final do dia (não havia milhentos canais na televisão) juntava se a nós no "quarto das miúdas" e lá estávamos um bocadinho no paleio, e a rir às bandeiras despregadas, com as recordações de familiares que nunca conhecemos, que moravam " lá na terra". Também isso era amor...sem beijos nem abraços.

Passaram tantos anos desde essa altura, e sinto tanta saudade, mas as recordações ficaram...sem beijos nem abraços.

Acho que a idade traz de volta a vontade de um abracinho de quando em vez...Melhor que os abracinhos do companheiro de uma vida, dos filhos, não existe...O abraço que transmite segurança, o abraço que nos pede colo, o abraço de quem não queremos largar...

A vida trouxe me várias pessoas...e a melhor delas todas também não gostava de beijos nem de abraços...mas era parte de mim. Também ela partiu, sem beijos nem abraços, mas o amor que sempre nos ligou estava lá..."queria tanto que estivesses aqui comigo."...mas eu não pude estar.

...sem beijos nem abraços...mas com tudo aquilo que existe em mim , eu amo as minhas pessoas...não são muitas...cabem pra aí numa mão cheia...mas por essas eu faço tudo aquilo que está ao meu alcance...

O que um dia na cozinha nos leva a pensar......sem beijos nem abraços...

5 comentários: